Secobbombas
Blog
Bombas de Incêndio: Tipos e Funcionalidades
A bomba de incêndio é um equipamento responsável por bombear a água com uma vazão suficientemente grande para alcançar prédios e demais ambientes residenciais, industriais ou comerciais, com o objetivo de combater incêndios nesses locais, sendo fundamental e obrigatório por lei em diversos locais.
Nesse artigo do blog da Secob Bombas falaremos sobre o que é bomba de incêndio, quais os tipos mais comuns e as suas funções, que devem respeitar normas técnicas para o funcionamento correto.
Conheça os Tipos de Bombas de Incêndio
Essencialmente as bombas de incêndio são equipamentos usados para tornar o combate ao fogo mais eficiente em espaços como residências edificações comerciais, industriais, setor agrícola, entre outros, fornecendo uma grande vazão de água e pressão suficientes para o uso de profissionais.
Existem diversos modelos de bombas disponíveis no mercado para que possam atender com máxima qualidade a qualquer lugar, integrando os sistemas de combate a incêndios com a rede de hidrantes, sistema de espuma adaptado a essas redes, rede de sprinklers, entre outros.
Tipos de bombas de incêndio mais comuns são:
- Bombas de incêndio com motor a combustão – esse tipo de bomba não pode possuir motores de combustão a gasolina, devido à baixa confiabilidade do combustível e dificuldades de manutenção que elas possuem, sendo os modelos a diesel os ideais. A capacidade de armazenamento do tanque dessas bombas deve ser de ao menos 4 litros por HP de potência do motor, sendo sempre mantido com no mínimo três quartos da capacidade;
- Bombas de incêndio elétricas – Esse tipo de bomba diretamente relacionado aos hidrantes, sistema de sprinklers ou mangotinhos, esse relacionamento pode ser feito de maneira manual ou automática. Caso seja manual é necessário que haja botoeiras do tipo liga e desliga. Ainda, os motores devem conter uma placa de identificação com as informações sobre o fabricante, seu tipo, qual modelo, número de série, potência, rotações por minuto sob tensão nominal, tensão de entrada, corrente de funcionamento e frequência medida em hertz.
Dicas de Segurança
É necessário ter alguns cuidados com a bomba de incêndio para que o funcionamento seja correto.
Caso abastecimento de água seja feita através da bomba, o local deve possuir ao menos uma bomba elétrica ou de combustão interna responsável por abastecer o sistema de incêndio. Além disso, é necessário que haja alimentação à parte, diretamente da concessionária, pois se por acaso houver um incêndio a energia elétrica será cortada para que nenhuma vida fique em risco.
É preciso também que a instalação seja feita em local seguro para que os cabos elétricos não atrapalhem o caminho e nem sejam danificados em caso de incêndio.
Além disso, as bombas devem respeitar as normas da ABNT, que incluem: a instalação em local adequado (em casa de bombas, que devem ser protegidas em casos de incêndios), garantir a iluminação da casa de bombas e colocar lá em local isolado e de fácil acesso.
Na Secob Bombas você encontra uma grande variedade de bombas de incêndio a combustão elétrica, além de bombas de pressurização para garantir a melhor vazão e abastecimento em residências, comércios e indústria.Para maiores informações entre em contato conosco ou fale com um de nossos colaboradores.