Secobbombas
Blog
Como Escolher a Cascata Para Piscina: Dicas e Modelos
A instalação de cascata para piscina tem se tornado cada vez mais popular e isso se deve não somente ao apelo estético que ela possui, mas também as vantagens que ela pode trazer ao ambiente, valorizando espaços de convivência e tornando-os muito mais agradáveis e aconchegantes.
Contudo, é preciso ter alguns cuidados antes de escolher o modelo ideal, como local de instalação, o tamanho da piscina, o barulho que a cascata pode emitir, o material escolhido, entre outros.
Por esses motivos, nesse artigo do blog da Secob Bombas explicaremos como escolher o modelo de cascata para piscina ideal para sua casa.
Como Funciona a Cascata Para Piscina e Suas Vantagens
A cascata para piscina é muito mais do que um simples acessório, ela possui diversas funcionalidades e traz vantagens que vão além da beleza e apelo estético para o ambiente.
Você deve se atentar também ao local que a cascata será instalada, qual o volume de saída de água, o tamanho da piscina, se é possível escolher uma cascata que faça com que toda a água circule sem jogar lá para fora, o barulho emitido pelo aparelho e claro, a segurança que será proporcionada para as crianças e animais de estimação.
Algumas vantagens da cascata incluem:
- Proporciona um barulho de queda d’água relaxante e ao mesmo tempo aconchegante para quem usa piscina;
- A queda d’água proporciona alívio da tensão da musculatura do corpo;
- Ela faz com que a água fica em constante movimento e isso promove a sua oxigenação.
Para que a cascata funcione é preciso que a água seja coletada pela motobomba e redirecionado através da tubulação para se conectar aos jatos que geram um efeito de queda d\’água. Uma vez que a água sai da cascata, o filtro faz a coleta e atuando junto com a motobomba devolve a água para piscina.
Como Escolher a Cascata Ideal Para o Seu Tipo de Piscina
A cascata deve ser escolhida de acordo com o espaço disponível e o tipo de piscina, pois existem modelos confeccionados em fibra de vidro, alvenaria, vidro, vinil, entre outros, por esse motivo a cascata precisa respeitar e melhorar a estética proposta pela piscina.
Não só o design, mas também as funcionalidades da piscina devem estar de acordo com a cascata para que elas se harmonizem com a arquitetura do local, alguns dos modelos mais comuns de cascatas para piscinas são:
- Piscina de fibra de vidro – normalmente utilizada para decorar espaços infantis, pois representam figuras de pinguins, rabos de baleia, golfinhos e outros personagens. Pode ser fixada no piso ou na parede do local;
- Cascata de alvenaria – o modelo pensado para quem gosta de exclusividade, pois pode ser totalmente personalizado, construído e instalado exatamente onde você quiser. Pode ser feita de tijolos, concreto e outros revestimentos como pastilhas ou azulejos;
- Cascata de aço inox – com um estilo moderno a cascata de aço inox Tem se tornado extremamente popular, contudo é importante ter um fornecedor de qualidade, pois esse material está propenso à oxidação e caso não seja de boa qualidade pode se deteriorar quando entrar em contato com o cloro da piscina;
- Cascata de pressão – normalmente usado em piscinas de médio ou grande porte, é uma cascata cujo principal é a pressão de saída do jato d\’água quem alguns casos podem necessitar de uma motobomba exclusiva. A principal vantagem é o relaxamento provocado na musculatura do corpo;
- Cascata de pedras naturais – ideal para quem quer unir arquitetura e o paisagismo em torno da piscina e construir uma cascata sob medida. Ela pode ser integrada com a área de lazer e torne o ambiente muito mais belo e interessante.
Uma vez instalada, a cascata para piscina necessita de alguns cuidados, como manutenção regular dependendo do tipo de material escolhido. Por esse motivo é importante consultar profissionais especializados nesse tipo de serviço, como a Secob Bombas, que além de realizar manutenções, ainda oferece motobombas, filtros e outros tipos de produtos para piscinas perfeitos para cada modelo. Entre em contato para mais informações e serviços.