O uso da sauna como um momento de relaxamento é muito bom para aliviar o estresse do dia a dia. Durante a sessão, há intensa transpiração provocada pelo aumento da pressão arterial e vasodilatação fazendo com que as impurezas acumuladas nos poros da pele, além do relaxamento dos músculos, o corpo e a mente descansados no ambiente tranquilo, a sauna combate a insônia e o stress.

Além dessas vantagem, um bom banho de sauna contribui com muitos outros benefícios para a saúde como:

No entanto, para usufruir de um maravilhoso banho de sauna a vapor e ter todos os benefícios que ela irá lhe proporcionar, você precisa ter um espaço com ambiente adequado e de uma lista de materiais e equipamentos de sauna a vapor:

Teto: a altura ideal é de 2,20 m e uma inclinação de 10% no prolongamento para as gotículas escorrerem e não pingarem em cima dos usuários. Pode ser feito um rebaixamento com forro de PVC, caso o teto já esteja pronto sem a possibilidade de inclinar.

Bancos: devem ser construídos do lado oposto ao teto inclinado, em alvenaria, como os de arquibancadas.

Suspiro: Faça um orifício de 4″ á 30cm do teto, se possível do lado oposto ao Respiro.

Respiro: Faça um orifício de 4″ rente  ao piso, para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle.

Entrada e circulação de vapor na sauna: a entrada de vapor da sauna deve ser um canto neutro, próxima à parede frontal aos bancos. Sua altura pode variar entre 20cm e 30cm. Para obter a movimentação do vapor, faça um orifício de 3/4” em sentido diagonal em relação à entrada de vapor(para saunas residenciais), próximo ao teto, na parede que estiver atrás dos bancos ou na lateral próxima.

Rede elétrica e iluminação: faça uma passagem de conduíte para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho

Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas com lâmpada de 7w e instale o interruptor fora do ambiente.

Ralo:  o ralo deve ser construído no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do local.

Porta: este é um equipamento para sauna a vapor muito importante, pois é necessário que seja de aço inoxidável ou de alumínio para suportar o calor. É necessário que tenha uma janela de vidro transparente e sempre abrir para fora por medidas de segurança.

Revestimento: as paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com epóxi, azulejos, mármore ou até mesmo tinta látex. No entanto o teto deve ser sempre liso, sem rejuntes de azulejos, para que não ocorra a presença de indesejáveis gotículas de água. É muito importa que o piso seja feito com  materiais antiderrapantes, como borracha, ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada entre outros materiais específicos.

Isolamento térmico: Na sauna a vapor é importante que se faça um isolamento térmico com vermiculita. Esse material é um mineral com propriedades térmicas e acústicas.

Termômetro: muito importante para ter o controle de temperatura.

Gerador de vapor: o gerador de vapor é o equipamento encarregado por transformar a água líquida em vapor e aquecer o ambiente da sauna.

Encanamento: é necessário dispor de um ponto de água para alimentar o aparelho de gerador de vapor.

Quadro de controle: tem por finalidade proporcionar maior conforto no uso do gerador de vapor. Possui exclusivo painel explicativo com orientações de como tomar um banho de sauna.

Esses são os procedimento e equipamentos de sauna a vapor necessários para que você possa desfrutar de um momento de relaxamento para melhorar sua saúde mental e corporal.

Para saber mais como funciona a construção e os materiais necessários para a construção de sua sauna a vapor, entre em contato com os profissionais da Secob Bombas e conheça todos os produtos e serviços que oferecemos para você. Comercializamos todos o tipos de bombas para hidromassagem, piscinas, aquecedores, trocadores de calor e muito outros produtos para o conforto e bem-estar de toda a sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *